Hoje, dia 15 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Homem no Brasil, uma data que foi criada com o objetivo de destacar e reforçar a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção.
Apesar de estarem mais preocupados com a saúde e mais dedicados à alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, uma parcela do público masculino ainda costuma dar menos atenção à saúde e realizar consultas médicas periódicas.
Pesquisas já comprovaram que uma rotina saudável e o acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, os homens são os que mais sofrem as principais causas de morte do mundo e vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos.
Para diminuir o risco destas doenças, especialistas reforçam: praticar atividade física regular, adquirir uma alimentação balanceada e moderar o consumo de bebidas alcoólicas são cruciais. Além disso, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz.
Estudos também mostram que mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina ou então eles só vão aos consultórios com doenças em estágio avançado, quando já existe a necessidade de intervenções cirúrgicas.
Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens, tais como aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol, para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às infecções sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV).
E, para te ajudar a ter a cada dia mais uma saúde e bem-estar com qualidade, listamos abaixo 9 dicas para você se atentar e se cuidar melhor.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.
- Ter uma alimentação adequada e saudável.
- Praticar exercícios físicos regularmente.
- Manter a carteira de vacina atualizada.
- Utilizar preservativo nas relações sexuais.
- Evitar o cigarro.
- Realizar consulta com o dentista regularmente.
- Realizar exames de rotina periodicamente.
- Cultivar bons hábitos de higiene pessoal.
Gostou do conteúdo? Em nosso blog você pode ainda conferir muitos outros excelentes artigos que vão contribuir para a sua saúde.
E, precisando tirar alguma dúvida ou caso deseje comprar/alugar algum equipamento para o seu tratamento respiratório, é só clicar no link abaixo.
Fonte: Afresp e TCR