A consequência do sono de má qualidade para o sistema imunológico é muito grave e é apenas uma das relações da Apneia do Sono com o Coronavírus. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.
Nas últimas semanas, os meios de comunicação têm um tema em comum: a Covid-19. A doença causada pelo novo Coronavírus, o SARS-CoV-2, causa sintomas semelhantes ao de uma gripe, mas tem um alto poder de contágio e se espalhou rapidamente ao redor do mundo.
Preparamos esse post para explicar melhor a relação do ronco e da apneia com o novo Coronavírus e como fazer para se proteger. Continue lendo para saber mais sobre a doença e a relação do vírus com a Apneia do Sono.
Coronavírus X Apneia do Sono
A Apneia do Sono é uma doença que causa paradas respiratórias durante o sono, com duração superior a 10 segundos, e cujos episódios podem se repetir até centenas de vezes durante uma única hora de sono.
O principal sintoma da doença é o ronco, mas podem haver muitos outros, como:
- Dor de cabeça.
- Fadiga Diurna.
- Dificuldade para se concentrar.
- Hipertensão.
- Engasgo antes do ronco.
- Boca seca.
- Acordar muitas vezes para ir ao banheiro.
- Variações de humor.
- Depressão.
A parada respiratória acontece por uma obstrução da passagem de ar devido ao relaxamento dos músculos da língua e garganta. Após alguns segundos sem respirar, o cérebro percebe a falta de oxigênio e dispara adrenalina na corrente sanguínea, fazendo com que a pessoa desperte brevemente para voltar a respirar, sem sequer perceber que acordou.
Essa ação traz grandes prejuízos ao organismo. As constantes sobrecargas de adrenalina sobrecarregam o coração e desencadeiam hipertensão arterial sistêmica.
Outra grave consequência dos micro-despertares provocados pelo ronco é a interrupção do ciclo do sono. O corpo humano precisa passar pelos cinco estágios do sono pelo menos 4 ou 5 vezes em uma noite inteira de sono para que todas as funções corporais funcionem corretamente e o organismo se recupere do dia vivido e se prepare para o dia seguinte.
Quando ocorre um micro-despertar devido a uma apneia, o estágio do sono é interrompido e retorna ao início, atrapalhando a passagem correta dos ciclos do sono, o que faz com o que o organismo produza substâncias anti-inflamatórias que atrapalham o sistema imunológico, causando uma grande redução da sua eficiência.
A consequência do sono de má qualidade para o sistema imunológico é muito grave no período em que vivemos, mas essa é apenas uma das relações da Apneia do Sono com o Coronavírus. A Apneia também está relacionada a hipertensão e a diabetes, dois outros fatores de risco para a Covid-19.
Portanto, se você está sempre precisando de um cochilo durante o dia, sofre com o ronco alto, sente-se sempre indisposto ou apresenta algum dos outros sintomas da Apneia do Sono, é hora de procurar um médico do sono e realizar o exame de Polissonografia.
Com esse exame, o médico será capaz de indicar o aparelho Cpap e máscara adequados para a sua terapia.
Se já é um usuário de Cpap, continue sua terapia com disciplina. Faça a higienização e a manutenção adequada dos seus acessórios. Não deixe a apneia do sono colocar sua saúde em perigo, e o ronco perturbar seu sono!
Esperamos que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas sobre a relação do ronco com a Apneia do Sono e com o Coronavírus. Lembramos que na Health você encontra todos os aparelhos e acessórios para o tratamento da Apneia do Sono e terapia respiratória, além de poder marcar consultas com os nossos especialistas.