As alergias respiratórias são bastante comuns e costumam aumentar durante o outono e inverno, época em que o ar está mais seco e frio. Neste artigo te ajudamos a entender melhor o assunto.
Há uma boa e uma má notícia para reforçar no 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia. A ruim é que o número de pessoas alérgicas vem crescendo rapidamente. A boa é que, de pouco em pouco, estamos aprendendo a lidar melhor com coceira, vermelhidão, nariz escorrendo e outros sintomas típicos dessa encrenca.
Você sabia que cerca de 30% dos brasileiros sofrem com alguma alergia respiratória? Esse é um dado da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), que também aponta como reações alérgicas mais frequentes a asma, rinite e bronquite.
O que é alergia?
A alergia é uma resposta causada pela exposição a uma determinada substância que seja estranha ao organismo de indivíduos sensíveis. No caso da alergia respiratória, é uma reação causada pela inalação de componentes alérgenos, que podem ser ácaros, poeira, mofo, pelos de animais, cheiros fortes e até mesmo pólen de plantas.
Os principais sintomas são: obstrução nasal, inflamação das vias aéreas, falta de ar, coceira no nariz, tosse, coriza e espirros. O desconforto causado pelos sintomas da alergia interferem diretamente na qualidade do sono. A alergia respiratória também pode desencadear outros distúrbios, como a apneia obstrutiva do sono, que pode estar relacionada à rinite.
Como tratar a alergia e melhorar o seu sono?
Primeiro, marque duas consultas, uma com um médico alergista e outra com um especialista em medicina do sono. Eles vão conseguir diagnosticar seu problema corretamente e indicar a solução.
As máscaras nasais do CPAPS, com modelos personalizados, permitem tratar vários níveis de distúrbios respiratórios e são indicadas para auxiliar o paciente a receber ar puro nas narinas e conseguir dormir melhor. Mas lembre-se: o cuidado com a higienização da máscara e do seu CPAP é imprescindível para não agravar ainda mais as causas de alergias. A higienização correta vai contribuir para prevenir as alergias e garantir noites de sono mais tranquilas.
Precisando de algum acompanhamento profissional ou de algum aparelho para auxiliar em seu tratamento, a A.Flux pode te ajudar. É só entrar em contato com a gente pelos nossos canais de atendimento.
Referências: Cpaps.com.br e Veja Saúde