Algumas pessoas afirmam que ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir ajuda a cair no sono, mas as consequências não são boas
O álcool realmente pode ajudá-lo a adormecer: a bebida acelera o início do sono. Ajuda a relaxar, reduz o estresse, diminui a ansiedade e traz sonolência. Essa sonolência, no entanto, é relativa. À medida que a pessoa fica resistente, é necessária uma dose cada vez maior de álcool para conseguir o mesmo efeito.
Após adormecer, a pessoa cai diretamente em um sono profundo. O álcool interfere nessa fase profunda do sono, impedindo que a pessoa descanse. Um ponto muito importante é que a bebida alcoólica potencializa distúrbios como apneia, ronco e insônia. Então, dormir alcoolizado pode ser especialmente arriscado para os portadores desses distúrbios.
A bebida interfere em áreas do sistema nervoso que geram alterações na frequência cardíaca durante o sono. Dessa forma, o descanso não é reparador. Inclusive, a bebida ainda desregula o ciclo do sono, provoca micro despertares, desidrata o organismo e tem efeito diurético.
Para evitar todos esses problemas, mantenha-se atento ao horário em que termina de beber e que pretende se deitar. No entanto, lembre-se que isso não vai minimizar outros problemas que a bebida traz à saúde.
Se você precisar de mais informações ou de algum aparelho para ajudar na sua terapia do sono, entre em contato com a gente pelos nossos canais de atendimentos. Estamos prontos para te ajudar!