O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.
A campanha é realizada no primeiro mês do ano pelo fato das pessoas estarem mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, condições de existência, emoções e em seus sentidos existenciais.
E todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.
No artigo de hoje, nós falamos mais sobre o assunto, em como você pode e deve cuidar da sua Saúde Mental. Confira!
O que é insônia?
Quem nunca teve uma má noite de sono e acordou com mau humor e umas olheiras a mais para encarar o dia que atire a primeira pedra. É certo que uma noite de sono mal dormida pode ser o fator determinante para como será o nosso dia.
No entanto, o sono de má qualidade pode se tornar rotina e estar relacionado à uma saúde mental que não está indo tão bem assim. Por isso, trouxemos para vocês nesse texto qual o limiar entre uma dificuldade em dormir e a insônia, como a insônia está relacionada à outras condições, além de formas de obter uma melhor noite de sono.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Isso significa que quase 40% da população brasileira possui alguma forma de privação de sono.
E por isso, podem ter o desempenho intelectual alterado, assim como o humor, a memória, o controle do peso corporal, uma redução da imunidade e maior o risco de doenças como hipertensão, diabetes e transtornos como a depressão.
Caracterizada como a dificuldade em iniciar o sono, mantê-lo ou o despertar antes do horário desejado, a insônia pode se apresentar de diversas formas. Logo, ela deve ser bem analisada para entender o que está por trás dela, se é apenas uma dificuldade em dormir pontual, uma insônia aguda ou uma insônia crônica.
Mas quais são essas diferenças?
Dificuldade em dormir
A dificuldade em dormir é uma situação mais pontual. Assim, ela se trata da dificuldade em iniciar, manter o sono ou até mesmo daquele sono que não é reparador. E apesar de atrapalhar bastante o dia seguinte, está mais relacionada à como foi a rotina da pessoa afetada naquele dia. Dessa maneira, não há relação com transtornos do sono e nem com condições médicas ou mentais coexistentes. E sim, por exemplo, à situações pontuais estressantes, à uma doença mais simples como um resfriado, um local desconfortável para dormir ou até mesmo alguns maus hábitos noturnos que podem afetar a qualidade do sono de forma mais momentânea.
Se você quiser medir seu nível de estresse, clique aqui. Nós temos uma avaliação online de 3 minutos que mostra seu resultado a partir do instrumento DASS-21, que é internacionalmente reconhecido.
Insônia aguda
A insônia aguda é também uma dificuldade em dormir, é caracterizada pelo seu curto prazo. Portanto, a insônia aguda pode acontecer cerca de 3 vezes na semana e durar até 3 semanas. Ela pode estar associada a alterações na vida e no ambiente que a pessoa vive. Até mesmo uma pandemia como a que vivemos pode ser um fator, pois é uma alteração na rotina do pessoa. Outras situações que podem acontecer, são estresses situacionais, um novo turno no trabalho, uso de substâncias como café, álcool ou drogas. A insônia aguda pode ser resultado de um desconforto físico ou por dormir em locais que não são familiares, como por exemplo, em uma viagem de trabalho, ou ao dormir na casa de outras pessoas.
Insônia crônica
O mais grave dos casos é a insônia crônica. Diferentemente da aguda, ela ultrapassa o período de quatro semanas e pode se tornar rotina na vida da pessoa que sofre dessa condição. Não obstante, ela é apenas secundária à outras questões de saúde. Logo, aparece apenas como um dos sintomas de uma saúde mental e/ou física que não vai nada bem. Por exemplo, ela costuma apresentar-se como um sintoma de diversos transtornos mentais como a depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outros.
Portanto, como uma condição secundária, antes de iniciar um tratamento apenas para a insônia crônica, é preciso entender quais são as verdadeiras causas por trás dessa questão. E por consequência, combater as causas e não somente os sintomas.
E o que pode causar essa condição?
Como mencionado anteriormente, existem diversos fatores que podem contribuir para uma dificuldade em dormir. Assim, ela pode ser apenas uma dificuldade pontual, uma insônia crônica ou aguda. Por isso, é preciso entender o que está por trás dessa dificuldade para tratar a questão pela raiz. Algumas das causas por trás podem ser:
- Estresse agudo
- Problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade, depressão, entre outros.
- Problemas relacionados à saúde física: dores, diabetes, doenças físicas, entre outros.
- Estilo de vida (alimentação, sedentarismo, bebida, tabagismo, etc.)
- Fatores ambientais (barulho, calor, colchão ruim, claridade excessiva).
E quais são as consequências da insônia?
Algumas pesquisas sugerem que a insônia pode afetar a capacidade de processar emoções negativas, tornando mais difícil reagir adequadamente à elas. Um notícia triste pode ter efeitos muito mais devastadores em pessoas que estejam privadas de sono. Todavia, não se limita a isso. Desse modo, a insônia pode causar uma perturbação clínica significativa e além de outras dificuldades nas interações e atividades sociais e ocupacionais, atrapalhando o dia de quem sofre com essa condição como um todo.
Assim, alguns dos aspectos que podem se apresentar são:
- Fadiga, cansaço
- Dificuldades de atenção, concentração ou memória
- Disfuncionalidade social ou laborativa ou fraco desempenho escolar
- Alterações de humor, irritabilidade
- Sonolência diurna
- Redução na motivação/energia/iniciativa
- Tendência a erros/acidentes no trabalho e/ou na condução
- Dores de cabeça de tensão ou sintomas gastrointestinais como consequência da perda de sono
Gostou do conteúdo? Se você precisar de mais informações, é só entrar em contato com a gente pelos nossos canais de atendimento. Estamos sempre à sua disposição para te ajudar!