A primavera chegou, uma época amada por todos nós, em que podemos admirar uma estação tão florida, fresca e cheia de cor.
Como o dia fica mais vivo, somos convidados por um clima gostoso a ficar do lado de fora de casa, em lugares abertos para aproveitar cada momento.
Mas, por conta do aumento da temperatura e da baixa umidade do ar, doenças e agravos típicos da estação começam a surgir e aí precisamos nos cuidar.
Especialistas alertam que a estação do reflorescimento pode agravar problemas respiratórios, reações alérgicas e outras doenças.
As pessoas que são sensíveis ao pólen podem apresentar aumento dos sintomas de doenças como rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica, entre outras doenças respiratórias.
Os riscos de agravamento de doenças respiratórias são altos por causa da polinização. A atenção com as crianças deve ser redobrada por serem mais sensíveis. É indicado sempre lavar roupas e lençóis com sabão neutro, eliminar tapetes e carpetes e manter os ambientes arejados. Brinquedos de pelúcia devem ser guardados ou embalados em sacos plásticos.
Nas cidades mais populosas e movimentadas, a poluição prejudica a qualidade do ar, agravando ainda mais as doenças, como os casos de conjuntivite, que também são comuns nessa época.
Cuidado com a mudança de clima!
Além das causas citadas anteriormente, outro fator que pode desencadear crises de doenças respiratórias nesta época do ano são alterações climáticas que ocorrem na passagem do inverno para a primavera.
O aumento da temperatura, juntamente com a umidade do ar, torna os ambientes propícios à proliferação de fungos, ácaros e bactérias.
É importante nessa época manter o nível de umidade acima de 50%. Se você não possui umidificador em casa ou no local de trabalho, opte por colocar baldes e bacias no ambiente nos dias mais secos. A umidade baixa do ar contribui para surgirem os casos de problemas respiratórios.
O que fazer para se prevenir?
Abaixo listamos algumas medidas que pessoas com doenças respiratórias e aquelas que sofrem com o tempo seco podem adotar para minimizar o desconforto:
- Beba bastante água, pois, com o tempo seco, perde-se mais liquido pela respiração e também pelo suor;
- Hidrate as narinas com soro fisiológico ou água;
- Utilize aparelhos umidificadores ou vaporizadores do ambiente, ou coloque bacias com água nos cômodos. A medida deve ser adotada principalmente para minimizar o desconforto de crianças e idosos;
- Se for alérgico, evite ter carpete nos quartos. No caso do piso liso, será possível passar um pano úmido, pois quando se varre o quarto, espalha-se mais poeira;
- Quem tem algum tipo de doença respiratória deve utilizar roupas de cama antialérgica.
- Evite ter no quarto plantas, animais e bichos de pelúcia, porque podem ser responsáveis por ampliar os sintomas de doenças respiratórias.
- Com a indicação de um médico, as pessoas com doenças respiratórias poderão utilizar sprays nasais ou bucais antialérgicos.
- Com o tempo seco, principalmente, tenha cuidado com a exposição excessiva ao sol.
Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado você a se prevenir bem e ficar com a saúde e o bem-estar sempre em dia. Precisando de mais alguma informação ou adquirir algum produto para sua terapia respiratória, é só clicar no link abaixo e falar com a nossa equipe.
Fonte: Gazeta do Povo, Hospital de Cruzilia e Hospital Nove de Julho