Você já deve ter ouvido falar a respeito da terapia feita com Cpap e à sua jornada para tratar a apneia do sono (também conhecida como apneia), que traz um impacto positivo na vida do paciente, aumentando sua energia, estado de alerta e felicidade geral.
Interessado em ter uma ótima noite de sono e acordar se sentindo bem, mas não sabe como começar? Se a resposta é sim, este artigo é para você. Continue lendo para entender mais a jornada da terapia com Cpap e como ela pode te beneficiar.
O que é um Cpap?
Cpap significa ‘pressão positiva contínua nas vias aéreas’. É uma máquina que envia um fluxo constante de pressão das vias respiratórias para a garganta para garantir que as vias respiratórias permaneçam abertas durante o sono, tratando com eficácia as pausas respiratórias espontâneas associadas à apneia do sono.
E, além das manuais, existem as automáticas, que funcionam da mesma maneira que o Cpap, mas com o benefício adicional de que a máquina para apneia do sono ajusta automaticamente o ar pressurizado através da máscara Cpap, respiração a respiração, para soprar a pressão mínima necessária para manter as vias respiratórias abertas durante o sono.
Isso fornece a pressão ideal durante toda a noite. Um benefício adicional a isso é que ela ajusta automaticamente a pressão do paciente às suas necessidades de mudança.
Eu li ‘Apneia do Sono’. Será que tenho isso?
A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente sério no qual a respiração para e começa repetidamente. Se você ronca alto e se sente cansado, mesmo depois de uma noite inteira de sono, pode estar com apneia do sono.
Quando você vai dormir, seus músculos e a parte de trás da garganta relaxam, fazendo com que as vias respiratórias se estreitem, dificultando a respiração.
Após 10 segundos, isso também reduz a quantidade de oxigênio que chega ao corpo pelos pulmões. Seu corpo detecta que você tem uma quantidade baixa de oxigênio e diz ao coração para bater mais rápido (aumento da frequência cardíaca), o que também aumenta sua pressão arterial.
- A garganta fecha (mínimo 10 segundos, algumas pessoas podem demorar mais ou minutos);
- Níveis de oxigênio mais baixos;
- Aumentos de frequência cardíaca;
- Aumentos de pressão arterial.
Seu corpo, então, luta para lidar com a falta de oxigênio e diz ao cérebro para acordar ou ir para um estágio mais leve de sono. Isso é conhecido como excitação. Algumas pessoas percebem esta causa e podem acordar com falta de ar.
Todo o processo pode acontecer muitas vezes por noite e levam a efeitos de longo prazo em seu corpo, como:
- Pressão alta;
- Problemas cerebrais, como derrame ou problemas de saúde mental (falta de concentração, problemas de memória, transtornos de humor, cansaço, etc);
- Problemas cardíacos (arritmias, coágulos);
- Níveis hormonais desequilibrados (como diabetes instável);
- Problemas renais (ir muito ao banheiro à noite).
A área dos Transtornos Respiratórios do Sono é caracterizada pelos seguintes eventos (e sim, a maioria das pessoas podem vivenciar todos eles em algum momento da noite, a questão é quantas vezes isso está acontecendo?):
- Ronco, em que o tecido muscular mole na parte posterior da garganta sofre um colapso em cerca de 5 a 10% das vias aéreas, permitindo que o tecido muscular vibre e crie um som quando o ar passa sobre ele;
- Hipopnéia, quando ocorre o colapso do tecido muscular mole em 50%, fazendo com que o nível de oxigênio seja afetado;
- Apneia obstrutiva do sono, a forma mais comum que ocorre quando os músculos da garganta relaxam 100% e nenhum oxigênio pode entrar em seu corpo;
- Apneia central do sono, que ocorre quando o cérebro não envia sinais adequados aos músculos que controlam a respiração (diafragma), fazendo com que as vias respiratórias sejam abertas, embora nenhum ar entre e saia dos pulmões.
E quando posso usar o Cpap no tratamento?
Se você foi diagnosticado com apneia do sono, seu médico pode recomendar que você use uma máquina de Cpap.
Não tome partido por si mesmo para a utilização do equipamento, apenas mediante recomendação do profissional da saúde, que lhe orientará quanto ao que é melhor e mais eficiente para o seu tratamento.
E, para adquirir ou alugar os seus equipamentos para a terapia respiratória, você pode contar a Health, temos tudo o que você precisa. É só clicar no link abaixo e falar com a nossa equipe.
Os benefícios do Cpap
O Cpap pode prevenir ou reverter consequências graves da apneia do sono. Aderir ao tratamento da apneia do sono pode ajudar a protegê-lo de riscos graves para a saúde e usar o Cpap para tratar a apneia do sono também pode melhorar muitas partes de sua vida. Entre seus benefícios, temos:
- Problemas de respiração e ronco são reduzidos/eliminados;
- Melhoria da qualidade do sono, não acordando tanto durante a noite;
- Sonolência diurna e cansaço reduzidos, especialmente em casos leves a moderados de apneia do sono;
- Melhoria nas condições de saúde, como problemas cardiovasculares;
- Melhore a pressão arterial durante o dia e à noite;
- Maior atenção e melhor concentração durante o dia;
- Menos idas ao banheiro à noite;
- Melhor saúde geral e bem-estar geral.
Prevenção de doenças cardíacas
Ao tratar a apneia do sono, você pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A apneia do sono está associada a uma variedade de problemas cardíacos porque faz com que você pare de respirar várias vezes por noite. Essas pausas respiratórias causam mudanças na pressão arterial e podem reduzir os níveis de oxigênio no sangue e isso coloca uma enorme tensão em seu coração.
Pessoas com apneia do sono não tratadas têm uma taxa maior de morte por doenças cardíacas do que aquelas sem apneia do sono ou com apneia do sono tratada.
Fazer uma terapia com Cpap por um longo período de tempo pode protegê-lo de problemas cardíacos e reduzir sua chance de morrer por causa deles. Esses problemas cardíacos incluem:
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Doença arterial coronária
- Arritmia cardíaca
Prevenção de AVC
Se você tem apneia do sono, o uso consistente de Cpap pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral, uma das principais causas de morte e incapacidade de longo prazo.
Um derrame é uma perda de arrependimento da função cerebral e ocorre quando há um bloqueio ou ruptura em um dos vasos sanguíneos que conduzem ao cérebro. Pessoas com apneia do sono não tratada têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um derrame.
Prevenção da diabetes
Usar o Cpap para tratar a apneia do sono pode melhorar a sensibilidade à insulina. A apneia do sono está relacionada à intolerância à glicose e à resistência à insulina, ambos fatores no diabetes tipo 2. A apneia do sono não tratada aumenta o risco de contrair diabetes tipo 2.
Prevenção de acidentes com veículos motorizados
O Cpap pode ajudá-lo a se tornar um motorista mais seguro, relacionado à sua sonolência diurna. A apneia do sono não tratada aumenta a probabilidade de você se envolver em um acidente mortal.
Muitas pessoas com apneia do sono precisam manter em permanecer acordadas e se concentrar enquanto dirigem.
Vigilância diurna aprimorada
Sonolência e fadiga diurna são sintomas comuns da apneia do sono. O Cpap pode restaurar seus padrões normais de sono e aumentar seu tempo total de sono, eliminando como pausas respiratórias durante o sono. Isso o ajudará a acordar sentindo-se mais revigorado e a aumentar sua energia ao longo do dia.
Dicas para quem vai começar a usar o Cpap
Pode levar algum tempo para você se sentir confortável com a terapia Cpap e isso é normal. Abaixo deixamos algumas dicas para melhorar a sua qualidade de sono com o Cpap e ajudar você a se acostumar mais rápido:
- Comece a usar seu Cpap por curtos períodos durante o dia enquanto assiste TV ou lê. Isso o ajudará a se acostumar a usar sua máscara. Será mais natural quando você estiver tentando adormecer;
- Torne o Cpap parte de sua rotina na hora de dormir. Use-o todas as noites e para cada cochilo. Usar o Cpap com menos frequência reduz seus benefícios à saúde e torna mais difícil para o seu corpo se ajustar à terapia;
- Faça pequenos ajustes para aumentar seu nível de conforto. Ajuste as alças da máscara e o arnês até obter o ajuste correto. Você também pode tentar usar um travesseiro especial com formato para máscara e tubo de Cpap;
- Certifique-se de que sua máscara se encaixa bem. Os problemas mais comuns com o Cpap ocorrem quando a máscara não se ajusta corretamente. Se a máscara é muito grande para você, as tiras que a prendem ao rosto precisarão ser bem apertadas. Isso pode irritar a pele ou causar feridas quando as tiras esfregam o rosto. Você pode comprar capas de alça de Cpap macias para reduzir o atrito das alças contra sua pele. Uma máscara muito pequena não selará correta e o ar vazará pelas bordas e o ar pode soprar em seus olhos. Se você estiver tendo algum problema, pode precisar de uma máscara ou arnês diferente;
- Se sentir que a pressão está muito alta enquanto você está tentando dormir, use o modo ‘rampa’ em sua unidade Cpap. O modo de rampa iniciará seu dispositivo em uma configuração de baixa pressão e aumentará gradualmente a pressão ao longo do tempo. Você deve conseguir dormir antes que a pressão do nível seja definido;
- Use um spray nasal com solução salina para aliviar a congestão leve nasal;
- A congestão nasal pode ser um problema ao tratamento com Cpap. Um spray nasal pode ajudar com uma congestão nasal ou sinusal.
- Use umidificador se tiver boca, garganta ou nariz secos. Muitos dispositivos Cpap têm um umidificador aquecido. Isso garante que você respire ar quente e úmido através da máscara.
Como faço para encontrar um Cpap de qualidade?
Se você procura por equipamentos de qualidade, a A.Flux tem tudo o que você precisa para a sua terapia respiratória.
Modernos, confortáveis e eficientes, certamente eles ajudarão você a enfrentar a Apneia do Sono com mais tranquilidade e comodidade.
Para adquirir ou alugar o seu Cpap, é só clicar no link abaixo e falar com a equipe de atendimento.
Fontes: Sleep Health Foundation, American Academy of Sleep Medicine e Lullaby Sleep.