Polissonografia
Tão importante quanto comer ou se hidratar, o sono é um dos pilares para a manutenção da qualidade de vida e também da saúde do ser humano. Uma boa noite de sono melhora o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e contribui para o bom funcionamento do cérebro. No entanto, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 40% da população brasileira sofre com algum distúrbio que atrapalha o sono.
Já o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono em São Paulo que aponta resultados preocupantes:
- 60% das pessoas entrevistadas se queixam de insônia;
- 32,9% sofrem de apneia obstrutiva do sono;
- 9,3% tem bruxismo
São números alarmantes e que demonstram a dificuldade que os brasileiros têm para descansar. Este resultado está ligado diretamente ao stress, a ansiedade e ao sedentarismo. Em consequência, muita gente desenvolve sintomas de distúrbios do sono dentre eles:
- Roncar muito;
- Acordar muitas vezes durante a noite com a sensação de estar se afogando;
- Dificuldades para dormir;
- Mal humor;
- Cansaço exagerado;
- Falta de concentração;
- Desânimo.
Se você sofre com o que foi listado acima, procure um médico que possa fazer um diagnóstico preciso e te transcrever uma terapia respiratória eficiente para casos, por exemplo, de apneia obstrutiva do sono. Para que ele chegue a uma conclusão perfeita do tipo de distúrbio que precisa ser tratado, você precisará passar por uma bateria de exames, um dos mais importantes é a polissonografia.
O que é a polissonografia?
A Polissonografia é um exame não invasivo, indolor, utilizado para avaliar a qualidade do sono do paciente e identificar possíveis distúrbios relacionados a ele. Qualquer pessoa pode realizar o procedimento que acontece em hospitais, clínicas especializadas em sono ou de neurologia.
Como é realizado?
O exame acompanha as variáveis do organismo da pessoa durante o sono. Para isso, o paciente precisa dormir por uma noite no local. Todo o período de descanso será monitorado graças a eletrodos que serão fixados no corpo e permitirão o registro simultâneo da atividade cerebral, movimento dos olhos, atividade muscular, respiração, dentre outros.
A Polissonografia exige preparo?
Existem algumas recomendações que o paciente deve seguir para que o exame aponte o diagnóstico ideal. São as seguintes:
- Evitar o consumo de café, energéticos ou bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame;
- Não realizar o exame em caso de gripe, febre, tosse ou resfriado;
- Evitar o uso de cremes ou gel que dificultem a fixação dos eletrodos;
- Manter o uso das medicações habituais;
- Levar uma roupa confortável para o dia do exame.
Seguindo essas prescrições o exame é realizado e demora em torno de 15 dias para a entrega do resultado.
O papel do médico
De posse do resultado, o médico fará o diagnóstico preciso do tipo de distúrbio do sono o qual sofre o paciente. A partir daí começa a prescrição do tratamento que vai desde o tipo de equipamento que será utilizado (CPAPs® ou BIPAPs®) e o nível de pressão necessária para que a terapia evolua de forma correta e satisfatória.
O papel da A.Flux
Chegou a hora de conversar com a A.Flux! De posse de toda a prescrição médica a A.Flux entra em cena para a execução perfeita do que foi pedido. Temos vários equipamentos com tecnologia de ponta para LOCAÇÃO E VENDA. Aliado a isso, disponibilizamos o melhor atendimento para você. Preocupamos com detalhes, buscamos soluções inteligentes, personalizadas e específicas para o tratamento prescrito pelo seu médico.
Conte com a gente! Entre em contato!
Referências:
Ministério da Saúde – Ministério da Saúde – Hospital Mater Dei – Hospital do Sono – Tua Saúde –