Você fuma?
De uns tempos pra cá tem sentido o peito apertado, perde o fôlego com facilidade em qualquer tipo de atividade e tosse sem parar? Estes são sinais enviados pelo seu corpo que é preciso se cuidar e parar imediatamente com o cigarro, antes que a situação se agrave. Fique atento.
Você quer deteriorar a sua qualidade de vida? Morrer cedo sem a capacidade de respirar? É melhor se cuidar agora e mudar a sua rotina.
O tabagismo está relacionado com aproximadamente 50 enfermidades.
Podemos listar o câncer, doenças cardiovasculares, respiratórias, aneurismas, AVCs e muito mais. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 157 mil pessoas morrem precocemente por ano por complicações causadas pelo fumo. Não queremos que você entre para esta triste estatística. Por isso, o blog da HEALTH vai falar de uma doença e mostrar que não podemos brincar com a própria vida: você conhece o enfisema pulmonar?
Uma doença silenciosa
O Enfisema pulmonar é uma doença grave, de lenta evolução. Ela é degenerativa e progressiva. Atinge as vias respiratórias, provocando dilatação dos alvéolos, diminuição da elasticidade e consequente redução da capacidade de respiração.
Pacientes portadores dessa doença têm maior propensão a desenvolver depressão, infarto, osteoporose, refluxo esofágico e apneia do sono.
Causas da Enfisema
Para você que é fumante entender e cuidar melhor da sua saúde, a principal causa de enfisema pulmonar é o tabagismo. O cigarro é composto de muitas substâncias tóxicas que estão presentes na fumaça e são responsáveis por iniciar um processo inflamatório além de inibir as substâncias protetoras do pulmão.
Uma minoria dos casos estudados da doença tem origem genética e é chamada de deficiência de alfa 1 antitrispsina, que pode ser agravada caso a pessoa fume ou inale
substâncias tóxicas.
Tem cura?
A Enfisema não tem cura. Vale ressaltar que ela não é um tipo de câncer. Mas aumenta consideravelmente a possibilidade do surgimento de um câncer no pulmão especialmente quando a pessoa é diagnosticada e mantém o hábito de fumar.
Sintomas e diagnóstico
Quando falamos sobre o diagnóstico do enfisema pulmonar é preciso ficar atento aos sintomas que se manifestam:
● Dificuldade para respirar;
● Respiração ofegante;
● Tosse contínua (com catarro ou não);
● Chiado para dormir;
● Dificuldades para dormir, especialmente deitado.
Caso você reúna estes sintomas, um médico deverá ser consultado rapidamente para que um preciso diagnóstico seja realizado. O especialista levará em conta os sintomas, o histórico de vida e os hábitos do paciente, além de exames de sangue, raio-x e espirometria.
Tratamento
Além da administração de medicamentos como broncodilatadores para aumentar o fluxo de ar e corticosteroides para diminuir a falta de ar, o enfisema pulmonar é uma doença que exigirá uma mudança dos hábitos de vida do paciente. É preciso uma conscientização, disciplina e força de vontade para que ele consiga, dentre outras coisas:
● Parar imediatamente de fumar;
● Sair do sedentarismo;
● Mudar o tipo de alimentação;
● Tomar os remédios indicados regularmente;
● Fazer um acompanhamento especializado da doença com o especialista;
● Proteger-se do frio a fim de evitar infecções respiratórias;
● Respirar corretamente;
● Realizar a fisioterapia respiratória
Oxigenoterapia
Dependendo da gravidade, o médico poderá prescrever a oxigenoterapia para o tratamento do enfisema pulmonar. Essa doença reduz o nível de oxigenação ideal do organismo e, por isso, o concentrador pode ser fundamental para manutenção de um nível estável. Essa utilização poderá acontecer após um esforço físico mais forte ou apenas para dormir. Em estágios avançados pode ser recomendado o uso contínuo.
O Papel da A.FLUX
Nosso objetivo é proporcionar aos clientes conforto, segurança, comodidade, uma fácil adaptação e bons resultados na terapia respiratória, do sono ou oxigenoterapia. Além de termos, para locação e venda, concentradores de ar fixos e portáteis, os acessórios, cânulas e máscaras, temos os cilindros e trabalhamos com a recarga.
Outro diferencial da A.Flux é o nosso atendimento. Qualificação constante, especialização, acompanhamento individualizado, qualidade, personalização e a busca incessante por soluções inteligentes para a sua terapia. É vital que você tenha confiança e satisfação para atingir os melhores resultados.
Estamos prontos para fazer um acompanhamento especial e seguir lado a lado com você durante toda a sua terapia. Entre em contato com a gente! CLIQUE AQUI e envie a sua mensagem. Se preferir, entre em contato pelos telefones: (21) 3264-3406, (21) 99928-4411.
Referências
Ministério da Saúde – INCA – INCA – Jornal de Pneumologia – Tua Saúde – Minha Vida – Boa forma –