A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio que afeta a qualidade de vida de muita gente. Não há distinção nem de sexo e nem de idade. Atualmente, crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade lutam contra esse problema que afeta mais de 45% da população mundial.
Apneia do sono em crianças
Esse distúrbio vem sendo diagnosticado pelos médicos cada vez mais cedo nas crianças. Aos pais fica a tarefa de observar o sono dos filhos para ajudar no diagnóstico preciso para os médicos.
- A criança tem o sono muito agitado?
- Acorda várias vezes a noite?
- Ronca muito?
- Fica sem respirar em alguns momentos?
- No outro dia tem muitas dificuldades para acordar ou já acorda cansado?
Outros fatores que podem ajudar o médico devem ser analisados durante a rotina diária das crianças:
- O Seu filho está fora do peso?
- Há problemas de atenção ou desempenho ruim na escola?
- Ele tem mau humor, as birras são frequentes ou muita irritabilidade?
- Apresenta voz anasalada?
- Sofre com fadiga ou cansaço extremo?
- Tem muita sonolência?
- Reclama de dores de cabeça principalmente no período da manhã?
- A criança apresenta perda do apetite?
Essas informações são vitais para a avaliação do médico especialista. Além dessa observação, o médico solicitará exames específicos como a polissonografia e outros mais para a obtenção do diagnóstico perfeito.
Tratamento da Apneia para as crianças
Existem vários tratamentos para a apneia infantil. O médico pode sugerir algumas medidas simples que podem fazer a diferença:
- A adoção de um programa de controle de peso caso a criança esteja acima do peso;
- Mudanças de hábitos como a adoção da prática esportiva;
- Uma simples modificação na posição de dormir colocando o seu filho para dormir de lado;
- Tratando rinites alérgicas;
- Outra possibilidade é a intervenção cirúrgica nas amigdalas ou adenoide com acompanhamento regular após a realização da cirurgia;
- Adoção do uso de aparelhos como os CPAPs.
Apneia do Sono e o Mal de Alzheimer
Para se ter uma ideia do alcance desse distúrbio entre as pessoas, das crianças que sofrem com apneia, podemos ir diretamente para a terceira idade. Além de todas as complicações provocadas pela Apneia do Sono, um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Nova York, nos Estados Unidos, e publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine apontou que as pessoas que sofriam com algum distúrbio do sono, como a apneia, são propensas a ter algum tipo de marcador biológico que indica a propensão à doença de Alzheimer.
O estudo recrutou 208 participantes com idades compreendidas entre os 55 e 90 anos, sem problemas cognitivos ou depressão. Nenhum deles fazia tratamento para a Apneia do Sono. Foi apurado que mais de 50% dos participantes sofria de apneia, sendo a incidência da forma leve da doença de 36,5% e a forma moderada a severa de 16,8%.
Portanto, quanto mais cedo for diagnosticado o quadro de apneia do sono, melhor será o tratamento. Se você ronca muito, acorda várias vezes a noite com a sensação de afogamento ou de engasgo, procure um médico. Faça os exames e tenha o diagnóstico exato da doença.
Conte com a A.Flux
Após essa consulta, converse com a A.Flux. Temos vários equipamentos com tecnologia de ponta para LOCAÇÃO E VENDA. Aliado a isso, disponibilizamos o melhor atendimento para você. Preocupamos com detalhes, buscamos soluções inteligentes, personalizadas e específicas para o tratamento prescrito pelo seu médico.
Referências
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul – Alert Online – O Globo – Veja Saúde – MSD Manuals – Pneumosono – Cuidamos.com –