O blog da A.Flux é uma das novidades que preparamos em nosso novo site. Utilizaremos o espaço para disseminar muito conhecimento através de textos, imagens, vídeos e também com a importante presença de especialistas que falarão, entre outros assuntos, sobre os distúrbios do sono, oxigenoterapia e doenças neuromusculares. Daremos dicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas neste dia a dia tão corrido que vivemos.
Nossa primeira convidada é a Dra Mariana Farage. Ela é endocrinologista e vai falar sobre Apneia do Sono e obesidade. Aproveite o ótimo material produzido pela nossa convidada e entenda porquê você precisa mudar os hábitos do dia a dia para ter mais qualidade de vida.
Boa leitura!
___________________________________________________________
Apneia do sono e obesidade
A incidência de obesidade na população brasileira vem aumentando,chegando a 50% do total da população com sobrepeso ou obesidade. Em consequência, também cresce a incidência de doenças associadas ao excesso de peso.
Um distúrbio muito comum associado a obesidade é a apneia do sono, que se manifesta como:
– Ronco alto durante o sono;
– Vários despertares noturnos ou Insônia;
– Sensação de cansaço ao acordar;
– Sonolência durante o dia;
– Cansaço crônico;
– Despertar abruptamente durante a noite com falta de ar;
– Despertar com a boca seca;
– Cefaleia matinal (dor de cabeça);
– Déficit de atenção;
– Apresentar irritação, nervosismo e impaciência durante o dia, decorrentes de uma noite mal dormida;
– Ter esquecimentos.
A apneia do sono é definida como períodos de falta de oxigenação do sangue por conta de “paradas respiratórias”, levando a um sono fragmentado e não reparador. Em consequência são ativados hormônios que promovem um “estresse” no organismo que levam a aumento da glicose, diabetes, aumento da pressão arterial, elevação do risco de infarto, derrame e morte súbita.
Este processo pode ser deflagrado após poucos dias de transtorno do sono. As poucas horas de sono também geram o AUMENTO DO APETITE E DA INGESTÃO DE CALORIAS. Além disso, a pessoa fica menos disposta para atividade física.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de um questionário aplicado pelo médico e confirmado por um teste chamado POLISSONOGRAFIA COM OXIMETRIA
Neste exame, o aparelho registra o padrão e as fases de sono e nível de oxigenação sanguínea.
O tratamento
O tratamento mais rápido e eficaz para apneia do sono é o uso de um aparelho chamado CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) durante o sono e deve começar imediatamente após o diagnóstico. Este aparelho mantém as vias aéreas abertas durante todos o sono promovendo correta oxigenação e um sono reparador.
Existem estudos que mostram que o uso do CPAP contribui para a melhora de diversos parâmetros metabólicos com normalização da pressão arterial, glicose, diminuição da “inflamação do corpo”, e ajuda a PERDER PESO. A pessoa fica mais disposta durante o dia para fazer atividade física e consegue seguir um plano alimentar melhor atingindo as outras metas para uma vida mais saudável.
Em busca de qualidade
O tratamento para apneia do sono pode e deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida. A perda de 10% do peso corporal, por exemplo, já resolve muitos casos de apneia do sono. O paciente também precisa passar por uma avaliação otorrinolaringológica para garantir que as vias aéreas superiores, nariz, rino faringe principalmente estejam pérvios.
Pequenos cuidados
Algumas atitudes simples já podem melhorar muito este problema:
– Evitar a ingestão de álcool e sedativos antes de dormir
– Evitar dormir de barriga para cima
– Perder peso
– Exercício físico
– Evitar tabagismo
– Reposição hormonal em mulheres na menopausa
– Tratamento da obstrução nasal em pessoas com rinite
J Am Coll Cardiol. 2013 Aug 13;62(7):569-76. doi: 10.1016/j.jacc.2013.05.045. Epub 2013 Jun 12.
Deixe o seu comentário, a sua dúvida e sugestões que a nossa equipe encaminhará para a Dra Mariana Farage.