Falta de controle respiratório afeta sua saúde mental!
As pausas respiratórias de pelo menos 10 segundos durante o sono, que dificultam a entrada de ar ao dormir, é conhecida como apneia.
Sem o tratamento adequado, a apneia compromete a sua capacidade cognitiva, afetando diretamente na sua concentração, ou seja, em sua saúde mental, além de poder agravar ou gerar transtornos emocionais.
Um estudo realizado nos Estados Unidos pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças, com homens e mulheres entre 35 e 83 anos, revelou que as pessoas diagnosticadas com apneia do sono estão três vezes mais propensas a terem variação de humor, ansiedade e encontrar-se em quadros de depressão.
PORQUE ISSO ACONTECE?
A apneia do sono faz com que a barreira hematoencefálica, estrutura que atua na proteção do cérebro, se torne frágil com as interrupções respiratórias. O corpo faz um grande empenho para reabrir as vias aéreas toda vez que a garganta se fecha e isso afeta a oxigenação no cérebro.
Os Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estudaram o cérebro dos apneicos. Eles avaliaram os níveis dos neurotransmissores Gaba, que opera como um inibidor e tranquiliza o Glutamato, que é o inverso. Esse estudo mostrou uma massa cinzenta dos que sofriam com a doença a um elevado nível de Glutamato e, dado isso, a capacidade dos pacientes afetados pela apneia de evoluir os quadros de ansiedade e depressão.
VOCÊ RONCA E/OU ACORDA CANSADO?
Nem todo mundo que ronca tem apneia, portanto, é muito importante fazer os exames e ter o diagnóstico adequado. O ronco é a vibração dos tecidos das vias aéreas diante da passagem do ar. O barulho do ronco associa-se ao esforço feito para respirar e a flacidez desses tecidos. A obstrução pode causar uma apneia completa ou apenas parcial, conhecida como hipopnéia. Por isso, é importante o diagnóstico.
Com as alterações de humor, a mesma coisa, podem estar sendo afetadas por outros motivos. Porém, a apneia do sono leva ao cansaço e a fadiga. É quando você tem a sensação de já acordar cansado. Você se sente assim? Procure a ajuda de um médico especialista.
O problema em roncar e se sentir em estafa podem causar a depressão, o que pode estar sendo causado pela apneia do sono. Realmente é um ciclo que, além do cansaço, leva à baixa produtividade e baixa autoestima. Preocupante, mas um médico especialista pode te ajudar e a tecnologia do tratamento com CPAP® veio para somar e solucionar esses casos.
TRATAMENTOS E SOLUÇÕES
O diagnóstico e auxílio de um médico especialista é o primeiro conselho para quem tem os sintomas da apneia do sono. E buscar o tratamento mais adequado, através do CPAP®, que melhora a qualidade do sono, pois elimina a apneia e, consequentemente, todos os agravantes, como a depressão.
Procure a HEALTH! Temos soluções inteligentes e eficazes para o seu tratamento.