Você sabia que a quantidade máxima de ar que seus pulmões podem reter – sua capacidade pulmonar total – é de cerca de 6 litros? Isso é cerca de três garrafas grandes de refrigerante.
Seus pulmões amadurecem por volta dos 20-25 anos de idade e, depois dos 35 anos, é normal que a função pulmonar diminua gradualmente com a idade.
Isso pode tornar a respiração um pouco mais difícil conforme você envelhece. Se notar alguma dificuldade repentina em respirar ou falta de ar, fale com seu médico imediatamente. Isso pode ser um sinal de doença pulmonar e não o processo normal de envelhecimento.
Como acontece o envelhecimento dos pulmões?
Existem várias mudanças naturais no corpo que acontecem à medida que você envelhece e que podem causar um declínio na capacidade pulmonar.
Músculos, como o diafragma, podem ficar mais fracos. O tecido pulmonar, que ajuda a manter as vias aéreas abertas, pode perder elasticidade, o que significa que elas podem ficar um pouco menores. Além disso, os ossos da caixa torácica podem mudar e ficar menores, o que deixa menos espaço para os pulmões se expandirem.
O que posso fazer para me manter saudável?
A diminuição da função pulmonar é uma parte normal do processo de envelhecimento, mas existem etapas que você pode seguir para se manter o mais saudável possível.
Manter-se ativo, evitar a fumaça do tabaco e manter-se atualizado sobre as vacinas são apenas algumas maneiras de se proteger e até fortalecer os pulmões.
Seguir todas essas dicas simples o ajudará a respirar bem por toda a vida.
E como a capacidade pulmonar é medida?
A espirometria é um teste diagnóstico que fornece diferentes medidas da capacidade pulmonar.
Frequentemente usado para diagnosticar doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou asma , os resultados da espirometria também são usados para ver se sua respiração melhorou após o tratamento de uma doença pulmonar.
Alguns exemplos de medidas de espirometria são:
- Capacidade vital forçada: a quantidade máxima de ar que você pode expirar com força de seus pulmões depois de inspirar totalmente. É cerca de 80% da capacidade total, ou 4.8 litros, porque um pouco de ar permanece em seus pulmões depois que você expira. A capacidade vital forçada pode diminuir em cerca de 0.2 litros por década, mesmo para pessoas saudáveis que nunca fumaram.
- Volume expiratório forçado (FEV1): a quantidade de ar que você pode expirar com força em 1 segundo. O FEV1 diminui 1 a 2 por cento ao ano depois dos 25 anos, o que pode não parecer muito, mas aumenta ao longo da vida.
Como saber que preciso fazer a espirometria?
O seu médico pode pedir espirometria se você tiver respiração ofegante, falta de ar ou tosse. Isso pode ajudar a diagnosticar problemas como asma e DPOC, ou pode ser feito para verificar a função pulmonar antes de uma cirurgia.
Você também pode fazer espirometria se estiver em tratamento para uma doença pulmonar crônica, como DPOC, asma ou fibrose pulmonar, para determinar se a doença está melhorando ou piorando e se os medicamentos ou inaladores estão funcionando corretamente.
A espirometria pode ser feita no consultório médico ou em um laboratório especial de teste de função pulmonar.
E como é o processo?
No dia do teste, pode ser solicitado que você não use determinados inaladores ou medicamentos. Use roupas largas e evite grandes refeições antes do teste.
- Esses testes não são dolorosos. Eles são realizados por um técnico em função pulmonar. Os testes são repetidos várias vezes para garantir que os resultados sejam precisos. Ao realizar o teste, tenha em mente o seguinte:
- Você deve tomar seus medicamentos diários antes do teste, a menos que seja informado o contrário.
- Não fume por pelo menos seis horas antes do teste.
- Se você estiver tomando um inalador de ação curta que é usado apenas quando necessário, não use por seis a oito horas antes do teste, se possível.
- Seu médico pode lhe dar outras instruções sobre medicamentos.
Durante o teste, você ficará sentado com as costas eretas. Um clipe é colocado em seu nariz e você receberá um bocal de plástico conectado à máquina de espirometria.
Você colocará seus lábios firmemente ao redor do bocal e será solicitado a inspirar o mais profunda e profundamente possível e, em seguida, soprar o mais forte e rápido que puder. Este esforço máximo é muito importante e o teste será repetido pelo menos três vezes para obter os melhores resultados.
O técnico pode dar-lhe um medicamento para ajudar a abrir as suas vias respiratórias e, em seguida, repetir o teste para ver se a sua respiração melhora com o medicamento. O teste leva cerca de 30 a 45 minutos.
Fiz a espirometria. E agora?
A espirometria dará ao seu médico informações sobre o motivo de você ter tosse, falta de ar ou respiração ruidosa e ajudará a diagnosticar certos problemas pulmonares. Após o teste, você pode retornar às suas atividades diárias normais.
Os valores normais são calculados com base na idade, altura e sexo. Se um valor for anormal, um problema pulmonar pode estar presente. Às vezes, um paciente com pulmões normais pode ter um valor de teste de respiração anormal. Seu médico explicará o que significam os resultados do seu teste.
Dependendo dos resultados do teste, seu médico pode prescrever inaladores ou medicamentos para ajudar a melhorar sua função pulmonar.
O teste pode ser repetido em consultas futuras para monitorar sua função pulmonar.
Gostou do conteúdo? Em nosso blog você encontra muitos outros ótimos artigos que vão ajudar você a ter uma melhor saúde e bem-estar.
Se tiver alguma dúvida ou desejar comprar/alugar um equipamento para a sua terapia respiratória, é só clicar no link abaixo.