No dia nacional de combate ao fumo, o Blog da A.Flux vai mostrar o quanto o cigarro é prejudicial. Um cigarro contém mais de 4 mil substâncias das quais mais de 50 são cancerígenas. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, em 2017, o fumo matou aproximadamente 7 milhões de pessoas no mundo.
Acender um cigarro é, comprovadamente, diminuir a expectativa de vida e causar sérios danos ao organismo. A nicotina torna o cigarro viciante e quanto mais você fuma, mais vai querer.
O cigarro pode ser classificado como um estimulante. As pessoas utilizam como uma desculpa perfeita para combater a ansiedade, a depressão e a insegurança. As pessoas não podem resolver os seus problemas no dia a dia criando outros mais sérios. Existem outras válvulas de escape, como a prática de um esporte, um hobby e tratamentos psicológicos.
A origem do hábito de fumar
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), feita pelo IBGE em 2015, mostram que o hábito do fumo começa na adolescência. Os dados coletados mostraram que 18,4% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental haviam experimentado algum tipo de cigarro. Outro dado importante é que 26,2% dos pais dos estudantes tinham pelo menos um dos pais fumantes.
O combate ao fumo no Brasil
Em 2017, a Organização Mundial da Saúde publicou o relatório o “Who report on the global tobacco epidemic, 2017”. Segundo a publicação, o Brasil é um dos oito países do mundo que atingiram quatro metas ou mais recomendadas pela OMS para reduzir as mortes causadas pelo tabaco. Dentre elas podemos destacar o oferecimento de tratamento para quem deseja parar de fumar, a divulgação dos perigos de se fumar; a proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco e o aumento de impostos sobre o produto.
Além do Brasil, apenas o Irã, Irlanda, Madagascar, Malta, Panamá, Turquia e Reino Unido conseguiram cumprir os requisitos. Apesar do esforço, a OMS estima que o número de mortes por causa do fumo chegue a 7,5 milhões em 2020 em todo mundo, 500 mil pessoas a mais que em 2017.
A palavra dos médicos
Os dados acima são preocupantes. Médicos e cientistas são enfáticos. Eles afirmam que o hábito de fumar está ligado diretamente ao surgimento do câncer, doenças cardíacas e infecções espalhadas pelo corpo. 90% dos casos de câncer no pulmão acontecem por causa dele. O impacto de doenças respiratórias como enfisema pulmonar, bronquite, pneumonias e até uma simples gripe é muito maior para quem fuma. Sem contar o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a impotência sexual.
Sono
O fumo gera o ronco e também a apneia obstrutiva do sono. O paciente acorda várias vezes a noite com a sensação que está se afogando. Em consequência, o dia seguinte fica arrastado, o mau humor ataca, a sensação de cansaço e fadiga é inevitável, aparece os sintomas do stress, sem contar a sensação de falta de ar. Parar de fumar nestes casos é vital para que o organismo se reequilibre. O médico deve ser procurado imediatamente para a realização de uma bateria de exames bem detalhada e a obtenção de um diagnóstico preciso.
O nosso papel
Aí entra a A.Flux. Conte com a gente para encontrar soluções inteligentes para o seu tratamento. Temos para LOCAÇÃO E VENDA equipamentos de ponta e prontos para propiciar alívio à sua demanda. Temos também acessórios fundamentais para o tratamento, como máscaras de vários modelos e oxigenoterapia.
Nosso trabalho é diferenciado, com um atendimento qualificado e feito em parceria com o seu médico. O objetivo é que ele tenha em mãos dados precisos e acompanhamento perfeito do seu tratamento. Entre em contato com a gente
Referência
Nações Unidas – Ministério da Saúde – Governo do Brasil – Huffpost – Tribuna do Ceará – Duoflex – Clínica do Ronco – Insônias – Tua Saúde –