A oxigenoterapia em casa é um tratamento indicado para pessoas que possuem níveis de oxigênio abaixo do ideal. Entenda mais nesse artigo.
Algumas doenças crônicas fazem com que algumas pessoas necessitem de suplementação de oxigênio diariamente. Como o nome já diz, a oxigenoterapia domiciliar é feita em casa, de acordo com a quantidade de oxigênio determinada pelo médico que faz acompanhamento.
E a oxigenoterapia é feita por meio de um equipamento, o Concentrador de Oxigênio, que garante uma saturação acima de 90% no corpo, indicada no tratamento de doenças que como a Fibrose Pulmonar, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, o Edema Pulmonar, a Pneumonia e a Taquipneia.
Como fazer o tratamento em casa?
A oxigenoterapia em casa é feita com a ajuda do concentrador de oxigênio, um aparelho que “filtra” o oxigênio no ar e envia para as vias respiratórias. Na maioria dos casos, a terapia é utilizada apenas quando o usuário está fazendo alguma atividade que requer maior esforço físico ou quando ele vai dormir. Caso a pessoa esteja em um quadro mais grave, a oxigenoterapia domiciliar é necessária de forma contínua, ou seja, durante todo o dia.
Existem dois tipos de equipamento concentradores de oxigênio: o estacionário e o portátil. O modelo estacionário é utilizado para tratamentos de curto e longo prazo. Ele tem maior capacidade de armazenamento de oxigênio concentrado. Já o concentrador portátil, funciona a partir de uma bateria recarregável que permite o usuário se locomover. Geralmente, é utilizado quando o paciente que faz uso contínuo precisa sair de casa.
Oxigenoterapia ajuda na luta contra o Coronavírus
Sim, é isso mesmo. Você não precisa ir até uma unidade de saúde ou hospital para fazer o tratamento.
Os médicos recomendam a compra ou aluguel do concentrador de oxigênio para justamente evitar ir ao hospital e a formação de aglomeração;
Quem já possui alguma patologia respiratória como asma, bronquite e enfisema, pode ter suporte de oxigênio em casa. O concentrador não precisa de recarga, pois utiliza somente energia elétrica. Ele também não depende de transporte para carga e recarga do cilindro.
O equipamento ajuda a prevenir a diminuição do oxigênio no sangue. Isso serve para outros problemas além do novo Coronavírus, ou seja, pessoas que já têm alguma comorbidade ou disfunção pulmonar e precisam de oxigênio em hospital podem ter o tratamento em casa.
É sempre importante dizer que todo e qualquer tipo de tratamento ou procedimento, é fundamental que se tenha o acompanhamento de um profissional da saúde.
Caso você necessite de mais informações ou até mesmo da compra ou aluguel de um concentrador de oxigênio, entre em contato com a gente pelos nossos canais de atendimento.