CPAP e BiPAP® são os tratamentos de apneia do sono mais populares que oferecem o potencial de uma solução rápida para pausas na respiração durante o sono (também conhecida como apneia do sono).
Se você tem apneia do sono, é provável que seu médico tenha discutido um ou ambos os tratamentos para apneia do sono. Mas acontece muito dos pacientes se perguntarem se um é melhor que o outro.
Descubra as diferenças entre BiPAP® e CPAP e qual é o melhor para você, dando uma olhada nas informações abaixo.
O que você deve saber sobre CPAP
O que é CPAP?
CPAP significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas. É o tratamento de apneia do sono mais popular para apneia obstrutiva do sono (AOS).
Ele usa a pressão do ar gerada por uma máquina, entregue através de um tubo em uma máscara que se encaixa no nariz ou na boca.
Como funciona?
A terapia usa uma máquina CPAP, projetada para fornecer pressão de ar através das narinas na parte de trás da garganta, a fim de manter as vias aéreas abertas, sendo que a pressão é ajustável.
Existem várias modificações potenciais na forma como o ar pode ser fornecido para manter as vias aéreas abertas durante o sono.
Quem costuma usar?
A terapia é usada entre pessoas com problemas respiratórios graves durante o sono. É o tratamento de apneia do sono mais recomendado para pacientes que sofrem de apneia obstrutiva do sono porque não conseguem receber ar suficiente para os pulmões.
Além de adultos, este tratamento de apneia do sono também é usado para bebês. Os bebês cujos pulmões não estão totalmente desenvolvidos serão colocados em terapia com CPAP para que o ar seja soprado em seus pulmões.
O que você deve saber sobre o BiPAP®
O que é BiPAP®?
BiPAP® refere-se à pressão positiva nas vias aéreas a dois níveis. Como o CPAP, esse tratamento para apneia do sono funciona enviando ar através de um tubo para uma máscara que se encaixa no nariz.
Enquanto o CPAP geralmente fornece uma única pressão, o BiPAP® fornece duas: uma pressão de inspiração e uma pressão de expiração. Essas duas pressões são conhecidas como pressão positiva nas vias aéreas de inspiração (IPAP) e pressão positiva nas vias aéreas de expiração (EPAP).
Como funciona?
A máquina BiPAP® geralmente tem duas configurações e o esforço ao inspirar e expirar é monitorado. Quando a pessoa, dormindo, não respira por um período programado, o BiPAP® pode ser configurado para fornecer uma respiração.
Isso geralmente é definido como uma respiração mínima ou ‘taxa de backup’, que define uma respiração mínima por minuto (BPM). Essa configuração foi projetada para que o paciente respire uma frequência definida de respirações por minuto.
Quem costuma usar?
Este tratamento para apneia do sono é frequentemente usado em indivíduos que precisam de suporte respiratório extra. É comum ele ser prescrito para pacientes com insuficiência cardíaca congestiva/doença da artéria coronária e distúrbios médicos pulmonares ou neurológicos.
Pacientes com distúrbios neuromusculares também podem se beneficiar do diferencial de pressão de um dispositivo BiPAP®.
Quão grandes são as máquinas BiPAP®?
As novas máquinas BiPAP® são semelhantes em tamanho aos dispositivos CPAP, que são do tamanho de uma lancheira. Eles são projetados para serem silenciosos, para não interromper o dorminhoco.
E a maioria das unidades BiPAP® oferece uma opção de umidificador para evitar o ressecamento das membranas mucosas.
Mas, afinal, qual é o melhor?
As máquinas de CPAP e BiPAP® são semelhantes. Têm os mesmos acessórios e ambas usam a mesma máscara e suprimentos de CPAP.
No entanto, cada tratamento para apneia do sono é usado para um propósito especial e tem suas próprias vantagens. As máquinas de CPAP são usadas principalmente para tratar a apneia obstrutiva do sono, enquanto as máquinas de BiPAP® são usadas para tratar a apneia do sono central, apneia do sono complexa ou DPOC.
No que diz respeito ao custo, o BiPAP®, historicamente, tem sido mais caro do que o CPAP, o que pode influenciar os consumidores cuja apneia do sono pode ser tratada com ambos.
O conforto e o gosto de cada máquina dependem do indivíduo, mas geralmente o BiPAP® é frequentemente usado quando o CPAP não é tolerado pelo usuário.
Uma das muitas vantagens da máquina BiPAP® é que a tensão é diminuída durante a expiração. Isso limita a quantidade de energia gasta durante a expiração. Em outras palavras, é mais fácil expirar com BiPAP® do que com CPAP.
Para aqueles que não preferiram o CPAP no passado, uma segunda tentativa pode valer a pena porque existem novas tecnologias que aumentam o conforto com o CPAP.
As terapias CPAP e BiPAP® são dois dos tratamentos de apneia do sono mais populares que você pode usar para aliviar os sintomas. Cada um tem seu próprio propósito e benefícios, mas eles só funcionam quando usados para a condição adequada.
Consulte seu profissional da saúde e conheça os detalhes do seu tipo específico de apneia do sono antes de escolher uma terapia.
E onde compro uma máquina CPAP ou BiPAP®?
Aqui na A.Flux você encontra todos os equipamentos e acessórios necessários para a sua terapia respiratória.
E, além disso, temos uma equipe de especialistas pronta para te ajudar a escolher um CPAP ou BiPAP® de qualidade, que vai ajudar você a ter uma terapia mais eficiente e confortável.
Para comprar a sua com a gente, é bem fácil e rápido: clique no link abaixo e fale hoje mesmo com a nossa equipe.
Fonte: American Sleep Association