Atualmente, as doenças respiratórias crônicas representam a terceira causa de mortalidade por doença no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares e dos cânceres. No texto de hoje entenderemos mais a respeito sobre o tema
Mais pessoas com problemas respiratórios
A cada ano o número o número de casos de pessoas que morrem por causa de doenças respiratórias crônicas aumenta. Essas doenças podem afetar o nariz, boca, garganta, faringe, laringe, traqueia e pulmões e, em muitos casos, somente os exames dão um diagnóstico preciso e de qualidade, como em casos de pneumonias.
Asma e Pneumonia aumentam número de mortes
De três a seis pessoas morrem por dia no Brasil em decorrência da asma e mais de 80% de idosos morrem em decorrência da pneumonia. É preocupante, pois é um reflexo da falta de adesão ao tratamento em que 91% dos casos desse tipo de doença no país não são controladas. No caso da asma, por exemplo, seja ela alérgica ou não, culturalmente as pessoas não tomam os remédios regularmente e não fazem o tratamento adequado. Agravam o problema e, não só negligenciam ao não levarem o tratamento a sério, como também não procuram ajuda e aceitam conviver com os sintomas.
Como se prevenir?
Parece que o brasileiro não enxerga a necessidade de prevenir e que ninguém leva a sério esse tipo de doença. Só quando acontece com alguma celebridade que esse tipo de caso vem à tona.
Tosse seca, chiado no peito, cansaço, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico, ansiedade, batimentos cardíacos acelerados e a falta de ar e febre são sintomas de doenças respiratórias. Caso tenha algum desses sintomas, busque uma ajuda médica e realize algum tipo de tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe pode reduzir as internações hospitalares por pneumonia em até 45% e em até 75% no risco de morte pela doença.
Além disso, contribuir com o meio ambiente, evitar a poluição do ar e até mesmo a poluição dentro das casas, evitando usar lenha e carvão, também são dicas de prevenção e cuidados que devemos ter com a saúde respiratória.
Referências:
https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-anda-a-saude-respiratoria-do-brasileiro/
https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702008000100013
https://www.scielosp.org/article/sausoc/2017.v26n3/676-689/