Você pode ser um fumante passivo e não sabe, tendo a sua saúde afetada. Saiba se você é e, caso seja, como deixar de ser.
O fumo passivo (ou tabagismo passivo) ocorre como resultado da inalação de poluentes no ar produzidos pela combustão dos produtos do tabaco. E no texto de hoje vamos entender melhor sobre o assunto e como se precaver.
Substâncias Químicas
Toda vez que alguém acende um cigarro, substâncias químicas como a nicotina, alcatrão e benzina são liberadas no ar e acabam afetando outras pessoas, o que torna elas fumantes passivos.
Tempo x Exposição
No Brasil, a lei 12.546 proíbe o ato de fumar em locais públicos ou privados, como em halls, corredores de condomínios, restaurantes e clubes, foi proibida. Conhecida como a Lei Antifumo, entrou vigor em todo país desde 2011.
Embora a lei sobre o tabagismo exista em todo o país, as pessoas precisam se preocupar mais com a sua saúde e tentar ao máximo evitar o contato com fumantes.
E com as crianças a preocupação é ainda maior, pois elas têm vias aéreas menores e são mais sensíveis ao fumo passivo do que os adultos. Com a exposição, suas vias aéreas se inflamam e produzem mais muco, tornando-as mais suscetíveis a sintomas respiratórios, por exemplo.
Com os bebês ainda dentro da barriga da mãe o caso é mais grave. Quando uma mulher fuma durante a gravidez, o feto recebe menos oxigênio e apresenta um aumento de monóxido de carbono em sua corrente sanguínea, podendo levar a incidência de um aborto espontâneo, parto prematuro, morte fetal e a síndrome da morte súbita infantil.
Mas estamos aqui para te ajudar. Segue alguns passos para você evitar a exposição:
Não permita que alguém fume em casa, escritório ou carro, mesmo em caso de visitas e amigos;
Desencoraje o tabagismo em sua casa removendo todos os cinzeiros; Não frequente lugares onde as pessoas estejam fumando. Se você estiver em uma área pública onde é permitido fumar, fique numa área ventilada para não fumantes;
Ajude outra pessoa a perder o vício de fumar.
Referência:
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/06/o-que-e-fumante-passivo http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n9/a04v16n9.pdf http://www.scielo.br/pdf/rba/v66n5/pt_0034-7094-rba-66-05-0492.pdf