Um dos temas do blog da HEALTH dessa semana é a Obesidade e como ela influencia diretamente na qualidade do sono e do descanso das pessoas. Ela se caracteriza pelo excesso de acúmulo de gordura corporal e é fator de risco para uma série de doenças, entre elas diversos tipos de câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, apneia do sono e diabetes Melittus tipo 2.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a Obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Segundo a entidade, 50% da população brasileira está acima do peso, ou seja, na faixa entre sobrepeso e obesidade. Em termos mundiais, a OMS estima que até 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas estejam nessa faixa.
Outro dado alarmante vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. No levantamento oficial de 2010, aproximadamente 15% das crianças brasileiras estavam na faixa de sobrepeso. Este número tende a aumentar no próximo levantamento previsto par 2020.
Já a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), aponta que, apenas na região sudeste do Brasil, cerca de 50,54% da população adulta apresenta sobrepeso. Ou seja, atualmente 1 em cada 5 brasileiros está obeso.
O que causa a obesidade?
De acordo com os médicos, as causas para o surgimento da obesidade são muitas. Dentre eles podemos citar:
- Estresse diário;
- Qualidade ruim da alimentação;
- Sedentarismo;
- Falta de atividade física;
- Predisposição genética;
- Alterações endócrinas (hipotireoidismo, por exemplo);
- Falta de um descanso compatível com as necessidades do corpo.
Obesidade x Distúrbios do sono
O excesso de peso diminui consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. Até na hora do descanso, a obesidade influi. O sono nunca é reparador e a incidência de distúrbios como a apneia do sono e a insônia são frequentes.
No caso da insônia, ocorre naturalmente um desequilíbrio do balanço energético. Dormindo pouco, a pessoa acaba comendo mais vezes durante a madrugada o que gera dificuldades de digestão e o aumento do peso
A Apneia do Sono também é causada pela obesidade. Por causa do acúmulo de gordura na região da garganta e da faringe acontece um estreitamento dessa região do corpo. Em consequência, a pessoa ronca mais e sofre com interrupções da respiração que culminam com um despertar ruim e a sensação de afogamento.
Os distúrbios citados acima contribuem para a alimentação de um ciclo negativo para o ser humano. Noites mal dormidas geram dias arrastados, falta de animação, mau humor, irritação e o sono em horas inadequadas.
O que fazer?
Se você sofre com a obesidade e os distúrbios dos sonos já fazem parte do seu cotidiano, chegou a hora de tomar uma providência. Mude de vida, transforme a sua rotina. Adquira hábitos mais saudáveis, exercite-se, alimente-se melhor e perca peso. A qualidade de vida aumentará, a auto estima melhorará e a vida ganhará um novo sentido.
Agora vem o mais importante. Para ampliar a qualidade do sono é indicado procurar um médico. Se você sofre com os sintomas da apneia do sono, insônia e outros mais, é preciso buscar um especialista para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e estabelecer um tratamento que realmente fará com que a sua qualidade de descanso melhore. Dormindo bem, tudo melhora.
O papel da HEALTH
De posse do diagnóstico e da prescrição do tratamento médico, chegou a hora de procurar uma empresa diferenciada, confiável, com experiência e atendimento diferenciado. Essa é a HEALTH. Somos especializados, procuramos sempre soluções inteligentes e um acompanhamento bem especial para nossos clientes. Os melhores CPAPs, BIPAPs®, acessórios e equipamentos de última geração estão na HEALTH. Entre em contato conosco e sinta a diferença.
Quer saber mais? Veja o que a Dra Mariana Farage falou sobre Apneia do Sono e Obesidade no blog da HEALTH. Clique aqui!
Referências
Brasil.gov – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sindrome Metabólica –Revista Brasileira da Obesidade – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metodologia –
Blog da Saúde – Saúde – BBC Brasil – Viva Bem –