SÓDIO
Saúde e qualidade de vida são pontos vitais para a HEALTH. Estamos sempre em busca dos melhores especialistas para falar sobre temas importantes do nosso dia a dia. Nosso objetivo é que a sua percepção e os cuidados com o corpo melhorem com os temas que debatemos em nosso blog. Nessa semana, nossa convidada é a cardiologista VIVIANE BELIDIO. Qual a importância da prevenção das doenças na nossa vida? Dieta saudável e prática de exercícios fazem a diferença? E o impacto do sódio na nossa alimentação? Qual o principal risco para a nossa saúde?
Boa leitura, aproveitem o conhecimento!
Prevenção, saúde e qualidade de vida
Ter uma vida saudável vai além do objetivo de tratar doenças. Prevenir o adoecimento depende de cada um de nós. As doenças cardiovasculares (como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral) continuam sendo a principal causa de morte da população no Brasil e no mundo. Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia (aumento de colesterol), sedentarismo e o tabagismo (fumo).
Cada vez mais surgem evidências de que ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas de forma regular são os pilares de um envelhecimento saudável. Estas ações evitam o surgimento e também melhoram o controle de doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, síndrome metabólica, obesidade, e até mesmo de câncer e demência.
Uma dieta saudável significa consumir uma quantidade restrita de calorias, sendo rica em frutas e vegetais (pelo menos 5 porções ao dia); dar preferência a grãos integrais, azeite, oleaginosas (como castanhas e nozes), laticínios desnatados, carnes brancas – aves e peixes. Evitar carnes vermelhas e embutidos, gorduras saturadas, refrigerantes, açúcar, sal em excesso (presente em alimentos ultraprocessados). Além disso, o álcool deve ser consumido em quantidades moderadas. Evidências recentes sugerem que o consumo diário de até 1 ovo por dia e 1 a 2 porções de frutos do mar por semana também seja benéfico.
Recentemente, a importante revista científica “The Lancet” publicou a atualização do “Global Burden of Disease” – 2017. Uma análise foi realizada dos riscos associados à dieta em 195 países, incluindo o Brasil.
Sódio
O estudo corroborou o impacto da dieta na mortalidade, demonstrando que 11 milhões de mortes no ano de 2017 podem ser atribuídas a fatores de risco relacionados a uma dieta de baixa qualidade, tendo impacto maior do que o consumo de cigarro.
O elevado consumo de sódio foi considerado o principal fator de risco para morte, seguido sequencialmente pelo baixo consumo de cereais integrais, frutas, oleaginosas e vegetais. O baixo consumo destes alimentos teve um peso maior na mortalidade do que, por exemplo, o alto consumo de carne processada ou bebidas ricas em açúcar.
Os achados sugerem que as políticas de saúde devem ter o enfoque em aumentar o consumo de alimentos saudáveis, e não apenas em reduzir o consumo de açúcar e gordura.
Conte com a HEALTH
A busca incessante de conhecimento a ser aplicado no tratamento e nas terapias dos nossos clientes é um dos pilares de atuação da HEALTH. Por isso, trazemos especialistas de outras áreas da saúde para agregar valor e melhorar a qualidade de vida com muita informação.
Aliado a isso, estamos prontos para te atender com qualificação, personalidade, praticidade e soluções inteligentes para que você tenha os melhores resultados. Não basta apenas LOCAR OU VENDER o produto. É preciso um atendimento diferenciado, um acompanhamento perfeito para que você tenha uma terapia respiratória, terapia do sono ou oxigenoterapia perfeitas.
Vamos para seguir lado a lado com você durante toda a terapia.
Entre em contato com a gente! CLIQUE AQUI e envie a sua mensagem. Se preferir, entre em contato pelos telefones: (21) 3264-3406, .