Acompanhe
A.Flux Saúde
  • Início
  • Empresa
    Quem Somos
    Parceiros AFlux Saúde
    Depoimentos
  • Sua Experiência
    Aflux – Experiência para Pacientes e Familiares
    Aflux – Experiência para Profissionais de Saúde
  • Produtos
  • Atuação
    Todos os serviços
    Locação e Venda
    Consultoria e Projetos
    Tratamentos Integrativos para apoio à saúde
    Treinamentos e Cursos
    Ajuda e Suporte
  • Contato
  • Revista A.Flux
Search
Teste de Sono
Logo da Aflux Saúde - Equipamentos Médicos, Cpap, Bipap, e Concentrador de Oxigenio.
  • Início
  • Empresa
    Quem Somos
    Parceiros AFlux Saúde
    Depoimentos
  • Sua Experiência
    Aflux – Experiência para Pacientes e Familiares
    Aflux – Experiência para Profissionais de Saúde
  • Produtos
  • Atuação
    Todos os serviços
    Locação e Venda
    Consultoria e Projetos
    Tratamentos Integrativos para apoio à saúde
    Treinamentos e Cursos
    Ajuda e Suporte
  • Contato
  • Revista A.Flux
Search
Teste de Sono

Revista Online

Saúde e qualidade de vida. Inovação e conhecimento nas áreas de oxigenoterapia, apneia do sono, DPOC

Tabaco e Saúde Pulmonar – Uma disputa pela sua saúde!

Seja ativo ou passivo, o tabaco pode causar grandes danos aos pulmões. Saiba mais no artigo de hoje sobre os riscos, como evitar e vencer o tabagismo.

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A ideia é aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema).

Além disso, a data alerta sobre o tabaco fumado que, em qualquer de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão e sobre o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

E o tema deste artigo visa aumentar a conscientização sobre:

  • O impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema);
  • O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão;
  • O papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

Você conhece os riscos que o tabagismo pode causar na sua vida?

O consumo do tabaco é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras enfermidades pulmonares.

O consumo de derivados do tabaco causa cerca de 50 tipos de doença, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). Estas doenças são as principais causas de óbitos por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer.

Além disso, a exposição ao tabagismo passivo (ou seja, a exposição involuntária à fumaça do tabaco), em curto período, pode acarretar reações alérgicas — rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma. Em adultos expostos por longos períodos, o tabagismo passivo pode levar ao infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica).

Em crianças, a exposição passiva aumenta o número de infecções respiratórias. Bebês expostos ainda no útero às toxinas da fumaça do tabaco — por meio do tabagismo materno ou da exposição materna ao fumo passivo — frequentemente experimentam redução do crescimento e da função pulmonar.

Doenças pulmonares: o que são?

Doenças pulmonares são aquelas que acometem os pulmões, prejudicando o seu pleno funcionamento, como câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar e bronquite crônica. As enfermidades pulmonares podem causar incapacidade e morte prematura. Fumar é fator de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias. Parar de fumar ou nem iniciar é a melhor forma de prevenção.

Câncer de pulmão

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, responsável por mais de dois terços das mortes por esta doença no mundo. A exposição ao fumo passivo, em casa ou no local de trabalho, também aumenta o risco de câncer de pulmão. Este é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma) e é o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

Em aproximadamente 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Parar de fumar pode reduzir o risco de câncer de pulmão: 5 anos após ter parado de fumar, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade do de um não fumante.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

O tabagismo é a principal causa de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), condição que inclui a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O risco de desenvolver DPOC é particularmente alto entre os indivíduos que começam a fumar ainda jovens, pois a fumaça do tabaco diminui significativamente o desenvolvimento pulmonar.

O consumo do tabaco também agrava a asma, o que restringe a atividade do indivíduo e contribui para a incapacidade. A cessação precoce do tabagismo é o tratamento mais eficaz para retardar a progressão da DPOC e melhorar os sintomas da asma.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa, grave e potencialmente mortal — se não for tratada. Ela é transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões. A tuberculose danifica os pulmões e reduz a função pulmonar, situação ainda mais exacerbada pelo tabagismo.

Os componentes químicos do tabaco podem desencadear infecções latentes da tuberculose. A tuberculose ativa — agravada pelos efeitos prejudiciais para a saúde dos pulmões pelo uso do tabaco — aumenta substancialmente o risco de incapacidade e morte por insuficiência respiratória.

Como vencer o tabagismo?

A medida mais eficiente para melhorar a saúde dos pulmões é reduzir o consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo. No entanto, a informação sobre as implicações do uso do tabaco em suas diferentes formas ainda é restrita em alguns locais do globo.

Ao parar de fumar, o risco de doenças diminui gradativamente e o organismo do ex-fumante se restabelece. Após 20 minutos do último cigarro, a pressão sanguínea diminui, as batidas cardíacas voltam ao normal e a pulsação cai. Após 8 horas sem cigarro, o nível de oxigênio no sangue pode chegar aos níveis de uma pessoa não-fumante. Após 24 horas, os pulmões já conseguem eliminar o muco e os resíduos da fumaça.

Dois dias depois, é possível sentir melhor o cheiro e o gosto das coisas. O corpo já não possui nicotina e a transpiração deixa de cheirar a tabaco. Após duas semanas, melhora a circulação, tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar. Após um ano, o risco de doença cardíaca cai pela metade.

As boas notícias não acabaram! Após 5 anos, o risco de ter câncer de pulmão também reduz 50%.  E após 15 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou. Você pode mudar de vida hoje mesmo e trazer a qualidade de vida que você e sua família merece!

Nós esperamos que este artigo tenha lhe ajudado e que hoje consiga virar a página em sua vida. Para a A.Flux, a sua saúde é muito valiosa! E caso você precise tirar alguma dúvida, mais informações ou de marcar uma consulta com um especialista, entre em contato com a gente.

Por você e sua saúde, estamos sempre à disposição!

Digite aqui sua pesquisa
Publicações Recentes
  • Oxigenoterapia domiciliar Prolongada (ODP)
    Oxigenoterapia domiciliar Prolongada (ODP)
    -
  • Será que você dorme bem mesmo? Alerta sobre a importância do sono saudável na vida das pessoas.
    Será que você dorme bem mesmo? Alerta sobre a importância do sono saudável na vida das pessoas.
    -
  • Conheça a técnica que auxilia com eficiência na higienização pulmonar
    Conheça a técnica que auxilia com eficiência na higienização pulmonar
    -
Categories
Apneia do SonoCampanhasCpapDicasDoenças RespiratóriasDPOCEspecialistasFisioterapiaHealthOxigenoterapiaRevista A.FluxSaúdeSem categoriaSem categoriaSono

Dicas e novidades: terapia do sono, oxigenoterapia, Higiene do Sono, Home Care

Cadastre seu email e receba conteúdo exclusivo.
Cadastrar
Produtos
Serviços
Atendimento
Revista
Quem Somos
Oxigenoterapia
Concentradores
Cilindros de Oxigênio
Oxigênio Líquido
Apneia do Sono
CPAP e BIPAP®
Máscara Nasal
Máscara Oronasal
Suporte Ventilatório
Ventiladores
Bilevel
Assistente de Tosse
Bomba de Infusão
Bomba para Dieta Enteral
Bomba para Dieta Parenteral
Bomba para Medicação
Fale com um especialista da A.Flux Saúde

Estamos aqui para ajudar!

CLIQUE

© All rights reserved Aflux Saúde | Feito com <3 por Mônada Soluções Criativas

Close
Search

Hit enter to search or ESC to close

cookie Ao usar este site, você concorda com nossos Política de Cookie Close